top of page

O que saber antes de ter um gato

Confira o que é importante levar em consideração antes de pensar em adotar um gato.


MV. Monica Burza HOVETSC
Foto: Arquivo pessoal Eduarda

A sua casa deve estar devidamente preparada para recebê-lo, ela precisa ser segura e proporcionar o desenvolvimento e estímulos do comportamento felino (enriquecimento ambiental).

Não se pode esquecer de considerar o seu orçamento. Os gatos podem viver até 20 anos e antes de tomar a decisão de ter um felino é preciso considerar os custos com alimentação, areia, vacinas, veterinário, despesas de viagem, suprimentos, brinquedos, etc..


Ao tomar a decisão de ter um gato é preciso estar tão informado quanto possível para garantir vocês tenham criem um vínculo saudável e para que ambos tenham suas necessidades atendidas.


Muitos gatos são abandonados, doados ou maltratados por não haver um planejamento. Muitas pessoas tomam a decisão de ter um gato sem considerar quesitos importantes como conhecer a espécie e sem consultar todos os membros da família que irão conviver com o novo amigo.


Vamos começar por entender as necessidades dos gatos:


Um gato precisa de companhia humana, de alimentação adequada e de qualidade, de um ambiente seguro, de recursos próprios e individuais (camas, comedouros, bebedouros, caixa de areia..), precisa de cuidados com os pelos (escovação frequente) e cuidados de higiene como ter a sua caixa de areia sempre limpa. Um gato precisa de atenção (brincadeiras e interação diária), precisa ser vacinado anualmente, desvermifugado periodicamente, estar protegido das pulgas e carrapatos, ser castrado e ter os demais cuidados veterinários necessários.

Após considerar todos esses quesitos, se você e sua família estão prontos e preparados para ter um gatinho, é hora de escolher o novo amigo.


Texto escrito por: Eduarda Viegas

Comportamentalista

Comments


bottom of page