top of page

O tempo e os Ragdolls acabaram desacelerando aquela mulher que só tinha tempo para o trabalho e os estudos. Hoje a criação dos gatos ocupa a maior parte do seu dia e tempo livre.

Um hobby que se transformou em paixão, título e prêmios conquistados pelos seus gatos e reconhecimento.


Carla e Rocky
Carla e Rocky

Além de ser criadora de gatos da raça Ragdoll desde 2005, Carla é CEO da TI-Gar Solutions, formada em Sistemas de Informação e pós graduada em Gestão Estratégica de Tecnologias de Informação. Tem ainda uma loja virtual de brinquedos para gatos, a Brincadeiras de gatos, onde ela oportuniza trabalho artesanal a outras pessoas. Também é voluntária ativa em alguns projetos dedicados a proteção animal e membro de grupos e clubes internacionais de estudos e pesquisa da raça Ragdoll.


A paixão pelos gatos


Sempre tive gatos. Onde eu ia, sempre procurava um gatinho ou eles me encontram."

Os gatos sempre fizeram parte da vida da Carla. Desde criança eles sempre estiveram presentes nas fotos e inclusive festinhas de aniversário. "Tenho muitas histórias, uma cicatriz aqui e ali, quem ama gatos entende".

O fato mais curioso é que Carla sempre teve mais contato com gatos ariscos, ferrais, gatos criados soltos e inclusive gatos do mato em sua infância. Era um desafio conquistar a confiança deles. "Meu objetivo era poder abraçar e pegar eles no colo, mas só poder fazer carinho em alguns, já era motivo de alegria".

E quem poderia imaginar que a vida iria apresentar a ela assim, por acaso, numa capa de revista, a raça de gatos mais companheira, doce e amável que existe, o Ragdoll.

Foi paixão imediata. Ainda estudante, recém casada, imagine para alguém que sempre teve gatos sem raça definida, comprar um gato de raça, buscar em outro pais.

E assim começou uma história sem volta.



A criadora de gatos


“Hoje eu entendo que foi um chamado especial, um presente na minha vida e amo muito poder ser criadora dessa raça tão amável, companheira e incrível. Os Ragdolls conquistaram meu coração!”

Quem conhece a Carla talvez não imagine, mas por traz de uma mulher determinada e batalhadora, existe um lado tímido e mais reservado. Descendente e criada aos moldes da cultura alemã, ela é muito organizada, reservada, desconfiada e procura conhecer bem as pessoas antes. Qualquer semelhança com os gatos é mera coincidência.

Muito intuitiva e analítica, qualidades que sua formação técnica lhe trouxeram, é muito objetiva e focada nas suas escolhas.

"O meu trabalho, que sempre envolveu trabalhar diretamente com pessoas, me ajuda muito a definir o perfil dos meus clientes, as novas e futuras famílias dos filhotes nascidos aqui. Em se tratando de pessoas, podemos sempre nos enganar e tenho hoje claro também que nem sempre vamos agradar a todos. Em especial pois lidamos com vidas, não teremos sempre filhotes na hora que a pessoa quiser."

Tomar a decisão de assumir esse papel de ser criadora de gatos, pois criador não é uma profissão reconhecida, a fez avaliar desde sempre muitos aspectos. É um desafio e aprendizado constante.

E quando se faz um trabalho realmente sério e responsável, exige muita dedicação, paciência e investimento. "Trabalhamos em contato com muitos profissionais, desde médico veterinários a fornecedores de alimentos e produtos diversos, e cada criador tem seus diferenciais."

Mas por outro lado, esse amor, o contato, a oportunizou a conhecer pessoas , viajar e conhecer lugares incríveis nas exposições mundo a fora.

"E o melhor tudo, o amor que dedicamos aos nossos gatos, se multiplica, é um amor único e verdadeiro, faz tudo vale a pena, mesmo nos momentos mais difíceis."


Texto: Carla Alessandra Janke

bottom of page