Cores dos Ragdolls
Segundo a história sobre a origem da raça Ragdoll, os gatos selecionados por Ann Baker eram ponteados, ou seja, possuíam extremidades (cauda, orelhas, focinho, patas) em tons mais escuros, contrastando com o resto do corpo, e olhos sempre azuis. Este é o padrão idealizado da raça, que seguimos até hoje.
A cor do Ragdoll se define por completo quando o gato atinge 4 anos de idade, podendo apresentar variações de tonalidade conforme as estações do ano e as regiões climáticas.
Confira abaixo a ilustração das cores atualmente aceitas para o gato Ragdoll e, ao lado, um vídeo com mais detalhes.
* Para não confundir com o padrão, o gato está sempre representado no padrão colorpoint. Você pode clicar para ampliar as imagens e ver fotos dos gatos em suas respectivas cores.
Seal
Marron (foca / castanho) escuro nas extremidades do gato. A cor dilui-se no corpo onde deverá ser de um marron claro até um marfim.
Lilac
Lembrando o blue mas com a tonalidade indo para o lavanda escuro. A cor dilui-se no corpo onde deverá ser de um cinza claro até um cinza pastel.
Tortie
O gen responsável pela cor Red está no cromossomo feminino (X), por isso Torties são sempre fêmeas e apresentam 3 cores. Machos são conhecidos como Quimera e geralmente estéreis.
* Aqui exemplificamos na cor seal, mas pode ter ainda blue tortie, lilac tortie também.
Chocolat
Lembrando o Seal mas com a tonalidade indo para o chocolate ao leite. A cor dilui-se no corpo onde deverá ser do chocolate claro ao marfim.
Red
Red (flame ou vermelho) escuro nas extremidades do gato. A cor dilui-se no corpo onde deverá ser de um alaranjado até um creme.
Torbie
Segue o padrão do Tortie mas adionam-se as listras do lynx.
* Aqui exemplificamos na cor seal, mas pode ter ainda blue torbie, lilac torbie também.
Blue
Cinza (prateado / azulado) escuro nas extremidades do gato. A cor dilui-se no corpo onde deverá ser de um cinza escuro até um cinza mais claro.
Cream
Lembrando o red, mas com a tonalidade indo para um creme alaranjado claro até um creme muito claro.