Padrões do Ragdoll

Os gatos da raça Ragdoll tem sempre a cor de olhos azuis e são gatos ponteados, ou seja, possuem a cor da sua pelagem nas extremidades do corpo mais escuras. E são classificados em três tipos de marcações oficialmente reconhecidas: Colorpoint, Mitted e Bicolor. 

Geneticamente o padrão bicolor se subdivide ainda em Mid-high white bicolor e high white/Vans com mais incidência de branco no corpo e fogem do padrão ideal da raça. Eles são apenas aceitos pela entidade felina CFA.

Além disso, existe o fator Lynx, que seriam as listras (tabby) que podem se apresentar em todos os padrões.

Para saber mais sobre o padrão em detalhes, clique na sigla de cada entidade felina, que atualmente tem representatividade aqui no Brasil: TICA, FIFE, CFA, WCF.

Você pode clicar nas fotos abaixo e conferir as diferenças dos 3 padrões do gato Ragdoll  e a variação lynx:

* Todos os gatos estão representados na cor seal.

  • Colorpoint

    É o padrão básico do ragdoll. Tem as extremidades do corpo escuras, e não pode possuir nenhum branco (exceto na variação colorpoint lynx onde está presente o branco tradicional dessa marcação).

  • Mitted

    Segue o mesmo padrão do colorpoint, porém com colocações de branco em lugares bem definidos do corpo: luvas (o mais simétricas possível) nas patas dianteiras, botas nas patas traseiras (que devem envolver os joelhos), e o queixo obrigatoriamente branco, abrindo-se para o colar, correndo em faixa por toda a extensão da barriga, sem interrupções. É permitida uma chama (blaze) branca entre os olhos. Costuma-se dizer que ele é um colorpoint que pisou num prato de leite para beber dele.

  • Bicolor

    Segue o padrão mitted, mas apresenta colocação do branco em diferentes partes e em maior quantidade. É o padrão mais conhecido da raça. Apresenta na frente da cabeça uma máscara branca em formato de V invertido (que deve ser o mais simétrico possível). Suas patas e barriga devem ter a maior parte de sua coloração em branco, bem como o queixo. O courinho do nariz tem que ser rosa. Pode apresentar manchas brancas no manto colorido. Seguindo a história do leite, é quando o gato deita na tigela.

Lynx

É uma variação, um gene representado pelas listras, tabby, lynx. E ele pode ser adicionado aos três  padrões citados anteriormente.

logo preto transparente.png