Ragdoll

O gato Ragdoll, na tradução literal em português, boneca de pano, dado devido à sua capacidade de relaxar totalmente quando pego no colo, ficando tão “mole” quanto uma boneca de pano (bonecas americanas Raggedy Ann  - Dolls).

É um gato extremamente dócil, calmo, tranquilo, amável, possui uma expressão meiga, é extremamente sociável e demonstra felicidade quando em contato com humanos.  

É muito tolerante com as crianças, suportando pacientemente suas brincadeiras, e diferente de outros gatos, ele não revida, não tenta se debater, fugir ou arranha elas, ficando totalmente relaxados.  Também é muito receptivo com visitas, recebendo-os já na porta, acompanhando e seguindo-os pela casa em busca de atenção e carinho.

Não são muito de colo, geralmente preferem ficar nos seguindo, nos acompanham aonde vamos e estão sempre do nosso lado.  Mas quando pegos no colo, ficam todo moles e sossegados, não dispensam um carinho e também retribuem ronronando, deitando de barriga para cima e "amassando pãozinho" no ar.

Ele também convive muito bem com outros gatos e animais da casa, inclusive com cães, exatamente por ser calmo e tranquilo, não se estressando com eles. Inclusive o Ragdoll é comparado com cães pelo seu comportamento, pois interage de semelhante modo com a pessoa de sua preferência, seguindo ela por todos os lugares. Ele costuma eleger um dono e ser muito fiel e apegado a essa pessoa. 

 

Além disso, ele faz tudo o que os outros gatos fazem, porém com menor freqüência, e prefere ficar quieto ou dormindo a correr e subir nos móveis. Ele só brinca e corre quando está com vontade, ou quando brincamos com ele, ai tudo é motivo de brincadeira e diversão. Em geral, é um gato muito quieto, tem um miado muito baixo, e quase nunca o ouvimos. 

 

É um gato perfeito para se ter em apartamento, pois tem um temperamento tranquilo e necessidades moderadas de cuidados, são muito limpos. Mas por ser muito dócil e sociável, pode ser facilmente levado por algum estranho, por isso da importância de manter eles dentro de casa, seguro, com as janelas teladas. 

 

A raça é considerada uma das 4 maiores raças de gatos domésticos que existem. O Ragdoll ideal deve ser pesado e grande, sendo firme e musculoso, sem gordura, exceto na área de baixo do abdomen. E por ser uma raça de grande porte, tem um desenvolvimento mais lento. Ele atinge a maturidade, tamanho, cor e peso ideal por volta do 4 anos de idade. São gatos ponteados, nascem totalmente brancos, e só definem a marcação e cor das extremidades do corpo nas primeiras semanas de vida.  Por ser uma raça pouco ativa, o Ragdoll tende a ser obeso. Mas será impossível você não querer brincar muito com ele. O peso ideal de um macho adulto em média, é de 6 à 9 kilos e da fêmea de 4 à 7. Essa é a média ideal, pois assim evita-se que eles venham a desenvolver problemas musculares, de obesidade e cardíacos. Motivo pelo qual também é necessário uma alimentação equilibrada, supre premium. 

São lindos, possuem uma pelagem semi-longa exuberante, sedosa e macia que lembra a de um coelho, sendo mais longa ao redor do pescoço, dando a impressão de um babador. E possuem lindos olhos, sempre na cor azul.

Já em relação ao tempo de vida, os gatos castrados vivem bem mais, podendo chegar a viver em média até os 15 anos.

Isso é apenas um pouco do Ragdoll, desse gato lindo e encantador, que também chamamos carinhosamente de, o Gigante Gentil. É difícil descrever aqui tudo e o quão dócil, amável  e companheiro ele é. Somente quem convive ou já teve a oportunidade de pegar no colo ou ver um autêntico Ragdoll de perto, é capaz de compreender. 

Continue lendo mais sobre essa raça encantadora em nosso site e descubra por que ele se tornou um dos  gatos mais procurado, o sonhos das pessoas!

 

logo preto transparente.png