top of page

Brincadeiras podem facilitar a adaptação entre gatos

Como as brincadeiras podem ser um facilitador na adaptação entre gatos.

Um dos passos fundamentais para garantir a paz do seu lar.



Blumenkatzen Beautiful Day - Foto Carla Durante

Se você já tem um gato residente em casa, ou até mesmo mais de um, a adaptação entre o gato residente e o recém chegado é um passo fundamental para garantir a boa convivência entre eles. Eu sei que às vezes a ansiedade fala mais alto e que queremos que eles estejam juntos logo, mas vale a pena realizar um processo calmo por um período do que enfrentar anos de estresse.


Não existe um tempo certo de adaptação, pois são eles que ditam o tempo, porém existem facilitadores nesse processo e um deles é super fácil e eu garanto que você tem tudo que precisa em casa: um gato e aquele brinquedo favorito, além de claro, tempo e disposição! Antes de qualquer fase de adaptação entre os gatos, seja uma troca de cheiros, um contato visual ou uma interação livre juntos, a dica de ouro é realizar alguns minutos de atividade com todos os gatos — ou cães! — para liberar a energia, deixando-os mais tranquilos nesses momentos. O ócio, a energia demasiada pode dificultar esse processo, pois os gatos podem vir a ter mais foco naquele novo gato, afinal, toda sua energia estará voltada àquilo.

MV. Monica Burza HOVETSC
Foto: Lais Tavares e Kahli

E porque brincar? É uma das maneiras mais eficientes de gastar energia, além de simular um instinto natural e fundamental dos gatos: o instinto de caça.

Mas nada de brincar com um olho no celular, viu? Separe 10 minutos para se dedicar exclusivamente a isso. Use varinhas para imitar uma presa, pode usar um tapete para esconder a varinha enquanto sacode, túneis, usar a gatificação de sua casa para tornar ainda melhor.

O recomendado são 30 minutos de brincadeiras por dia, que podem ser fracionado em sessões ao longo do dia, mas quanto mais brincadeiras, melhor!


Com os gatos mais cansadinhos, faça um exercício de adaptação, aliando sempre com algo positivo e o que costuma funcionar muito bem são os petiscos, o que é perfeito nesse cronograma, afinal, depois de caçar sua presa, o brinquedo, o felino gosta de comer, então recompense o exercício com petiscos, grãos de ração e, finalizado, sirva a comida no local de costume.


É um processo mais custoso, demorado, mas que eu te garanto que vale a pena, com paciência e preparo, pois uma adaptação feita com pressa pode causar desentendimentos posteriores que você pode não associar com isso, mas seus gatos sim!


E um lembrete importante! Muitas vezes é recomendado brincadeiras separadas com os gatos para que eles possam caçar sem serem interrompidos, então para os gatos já residentes, brinque separadamente com cada um.


Se você tem dúvidas nesse processo de adaptação, não sabe como fazer ou quer garantir a melhor adaptação possível para os seus gatos, com soluções possíveis para você, conhecendo sua família e os gatos, eu te ajudo nesse processo!

Contato: Instagram: @ogatoguia

Email: querogatoguia@gmail.com


Comments


bottom of page