top of page

Março amarelo

Mês de conscientização sobre prevenção e cuidados das doenças renais em cães e gatos.


MV. Monica Burza HOVETSC
Foto: Blumenkatzen Onyx por Nenad Fotografia

Prevenção das doenças renais


Março é conhecido como um mês de conscientização sobre prevenção e cuidados das doenças renais em cães e gatos. A campanha “Março Amarelo” intensifica a importância para ações preventivas e alerta sobre várias doenças que podem comprometer a saúde renal dos nossos animais.

A Doença Renal Crônica (DRC), é a doença renal que mais frequente acomete cães e gatos. (Grauer 2009) e uma das principais causas de mortalidade em gatos. (Schenck e chew, 2010). A ocorrência da doença aumenta em animais mais velhos, e normalmente com uma faixa etária superior a 7 anos, contudo é possível que ocorra em qualquer idade. É estimado que ate cerca de 20% da população de gatos seja afetada. (Polzin, et al, 2006).


É caracterizada pela lesão renal prolongada, que resulta na destruição progressiva e irreversível de pelo menos 75% néfrons. (George e Nelson, 2016).

A Doença renal crônica tem implicações em outros sistemas do organismo e ocorrem alterações no equilíbrio acido base, eletrolítico, metabolismo de cálcio e fosforo, sistema endócrino e eritropoiese. (Grauer, 2009).


Algumas etiologias potenciais de DRC incluem: malformação congênitas hereditária ou adquirida, hipertensão, doenças autoimunes e imunomediadas, infecção bacteriana, intoxicação. (Chew e DiBartola, 2007).


Algumas raças têm maior potencial para desenvolver a doença, como: Siamês, Abissínio, Persa, Maine Coon, Birmanes, Angorá, embora ocorra em gatos de todas as raças. (Palacio,2010).

Os sinais clínicos da DRC são inespecíficos e incluem letargia, inapetência, vômito, diarreia, perda de peso, poliuria e polidipsia. (Meak, 2003).


O diagnóstico pode ser feito por meio da urinálise, ultrassonografia, associado a dosagem sérica de ureia, creatinina. Vale ressaltar que a dosagem sanguínea deve ser feita em jejum alimentar adequado, e o animal deve estar hidratado, para evitar erro na interpretação.


Vamos lutar contra a DRC, agende um checkup para seu animalzinho, sucesso terapêutico depende do diagnóstico precoce.


Texto escrito por: Camila Rosine

Nefrologia Pequenos Animais

Unevet Centro Veterinário

bottom of page