Quem ama cuida! A vacina ajuda a proteger o seu gato e você de alguns vírus e bactérias que podem desencadear doenças.
Orientações da WSAVA
A importância das vacinas para os nossos gatos não é diferente da nossa. Elas previnem nossos gatos de diversas doenças que podem ser fatais e também a proteger outros animais e pessoas dos agentes circulantes dessas doenças.
Compartilho brevemente as orientações recomendadas pela Associação Mundial de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (WSAVA - World Small Animal Veterinary Association), publicado em 2020. A versão completa você pode conferir aqui.
Na verdade é um desafio adequar as orientações de acordo com cada país, devido à vasta variedade de condições geográficas, climáticas, culturais e socioeconômicas que têm impacto direto nos cuidados dos animais. Por isso, essas diretrizes foram elaboradas focando doenças prevalentes na nossa região e nas vacinas existentes no mercado nacional.
Vacinação individualizada e reforço anual
Apesar de existir um protocolo padrão recomendado para cães e outro para gatos, o WSAVA reforça que as orientações devem ser adotadas de acordo com as necessidades de cada animal. Isso quer dizer que não são regras estritas, mas uma forma de orientar o veterinário na escolha do melhor protocolo de vacinação para cada paciente, de forma individualizada, de acordo com seu histórico de vida e ambiente onde vive.
Algumas vacinas contra enfermidades são recomendadas para todos os gatos, como a raiva, calicivirose e a panleucopenia.
O reforço anual também é muito importante. Consulte e converse com o médico veterinário de sua confiança sobre a frequência do esquema vacinal do seu gato. Ele é o profissional formado e mais indicado neste processo.
As principais doenças e vacinas para gatos
As principais doenças felinas que podem ser prevenidas por vacinas são a panleucopenia felina, herpesvírus felino, calicivirose, Chlamydia felis (clamidiose), leucemia felina (FeLV), além do vírus da imunodeficiência felina (FIV).
Vacinas para gatos:
Vacina Tríplice V3: protege contra duas das doenças respiratórias, a rinotraqueíte felina e a calicivirose felina. Além da panleucopenia felina, que acomete gravemente o sistema digestivo e sanguíneo de forma grave.
Vacina Quádrupla V4: previne as mesmas doenças que V3 e também contra a clamidiose.
Vacina Quíntupla V5: além das anteriores, protege contra a leucemia felina, responsável por um dos mais altos índices de mortalidade entre gatos.
Vacina Raiva: recomendada a partir dos 3 meses, com reforço anual.
Existem exames de sangue que ajudam a identificar essas doenças.
Por isso é muito importante que antes de adquirir um gato, você se informe se ele será entregue com todas as vacinas, castrado e também sobre a confirme a saúde dos pais.
E se for adotar um gato, não confie nos testes rápidos. A adoção é um gesto lindo, mas também precisa ser avaliada com cuidado e se informar dos custos, riscos, os direito e deveres do bem estar animal, bem como a posse responsável. Consulte o seu médico veterinário para que ele te oriente sobre os exames de triagem e demais cuidados para que você e sua família possam conviver felizes e sem sofrimento com o seu gato por muitos anos!
Este artigo foi escrito pela criadora de gatos da raça Ragdoll, Carla Janke, baseado nas orientações da WSAVA.
Comments